Roteiro para escrever aviso de sinistro


redigir-aviso-carta-de-sinistro

Redigir um aviso de sinistro é sempre um desafio para segurados. Afinal, esse é um dos momentos mais importantes para ambas as partes e você quer que tudo saia corretamente.

Existem alguns modelos de aviso de sinistro, porém o mais importante é saber quais são as informações neste documento. A forma como esse documento é redigido pode determinar o sucesso ou fracasso da cobertura que o segurado terá da seguradora.

Com experiência adquirida em anos de atuação no setor de seguros, o Escritório RM Honório preparou um roteiro com os principais pontos para um aviso de sinistro. Sócias do escritório, as advogadas Ruth Maria Honório e Luciane Lyrio listaram informações que NÃO podem ser esquecidas ao redigir o documento, para que a análise do sinistro transcorra da melhor forma possível.

“Sabemos que relatar um sinistro pode ser confuso. Dependendo do ocorrido, o estado emocional do segurado no momento do sinistro pode influenciar na sua percepção sobre os fatos. É importante que, antes de escrever o aviso de sinistro, a pessoa liste pontos importantes que precisa citar à seguradora”, orienta a advogada Ruth Maria Honorio. Sua sócia, Luciane Lyrio, ressalta que também é válido revisar essa lista com a ajuda de seu corretor. Segundo a advogada, esse processo é importante para que não falte qualquer detalhe.

O que precisa constar no aviso de sinistro

As sócias do RM Honório orientam que no aviso de sinistro o segurado relate fielmente os fatos ocorridos, seguindo alguns passos. O primeiro deles é comunicar o caso ao Corretor de Seguros. Esse profissional é apto a orientar o segurado sobre os destaques importantes para o aviso de sinistro.

  1. Em caso de seguro de danos (automóvel, residência, embarcação, condomínio, etc), tirar fotos dos danos e da via trafegada, em caso de sinistro de automóvel. Também é preciso anotar os dados dos envolvidos (nome, CPF, endereço) e identificar possíveis testemunhas, anotando também seus dados

  2. É possível fazer uso do e-brat, em caso de acidente de trânsito sem vítima http://ebrat.pmerj.rj.gov.br/brat/

  3. Com as informações em mãos e a lista de fatos mais relevantes do sinistro, é hora de contatar a seguradora. É importante lembrar que todas as informações serão arquivadas.

  4. É imprescindível ser detalhista ao narrar o sinistro. Não deixe de identificar o responsável pelo acidente e descrever minuciosamente como ocorreu (local, hora, condições, os elementos do entorno)

  5. Lembre-se que a seguradora confirmará se a informação fornecida é verdadeira.

“Descrever o sinistro é como contar uma história. Por isso, é importante que o aviso de sinistro mantenha uma estrutura com início, meio e fim. E alguns detalhes são fundamentais para a compreensão do ocorrido”, destaca a advogada Ruth Maria Honório. Segunda ela, o ideal é que, ao relatar um sinistro por escrito, o documento informe:

  1. A data do sinistro.

  2. O tipo de sinistro (ex.: automobilístico, residencial etc.).

  3. A localização de tempo e espaço em que o sinistro ocorreu (endereço e horário).

  4. Uma descrição detalhada do ocorrido, identificando os responsáveis e seu estado no momento do sinistro (ex.: em caso de acidente automobilístico, é importante informar se o condutor apresentava, por exemplo, sinais de embriaguez).

  5. Os dados pessoais de identificação de todos os envolvidos.

  6. Quais danos foram causados pelo sinistro, citando os bens que foram avariados e de que forma. Essa informação deve ser enriquecida com fotos.

  7. Em caso de haver vítimas, identificar das vítimas.

  8. Os dados de possíveis testemunhas.

“O sinistro é, geralmente, um transtorno para o segurado. O corretor de seguros, no entanto, pode minimizar os transtornos ao orientar seu cliente sobre as informações adequadas para descrever o ocorrido no aviso de sinistro. Dessa forma, a seguradora terá mais clareza sobre todo o ocorrido e poderá conduzir o processo com mais assertividade, economizando tempo do segurado”, avalia a advogada Luciane Lyrio.

QUER RECEBER ESSE TEXTO NO SEU E-MAIL?

Preencha seus dados e receba o conteúdo em pdf.

#avisodesinistro #cartadesinistro #Seguros